domingo, 3 de maio de 2009

Como cresci gostando de estórias

Como disse antes, os pais são os primeiros contadores de estórias. São eles que promovem o primeiro contato dos filhos com o mundo da leitura, desde as brincadeiras inventadas com os brinquedos para divertir seus bebês, passando por cantigas de roda e de ninar, até a hora da estorinha antes de dormir. Comigo foi assim. Lembro-me que tinha uns 4 anos, ainda filha única e morava num prédio na Gustavo Riedel, em Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Meu pai se sentava ao meu lado na minha cama e pegava uns livros coloridos com estórias sobre as cores, os números, os bichos, e ia me contando com aquela voz bonita, melodiosa, própria para agradar aos ouvidos tenros de uma criança.

Minha mãe também era uma leitora ávida. Tínhamos dúzias de coleções em casa, muitas delas - como a Enciclopédia Disney - compradas para mim. Tinha a Coleção Madrigal, da editora Scala, com lindos livrinhos da literatura mundial, como Tartarin de Tarrascon, A Menina das Nuvens, O Pequeno Lorde e O Rouxinol e Outros Contos (de Andersen), todos arrumadinhos numa caixa de papelão duro em forma de casinha.

Outro tesouro que meus pais me deram foi um livrão enorme, pesado para uma garotinha carregar: O Grande Livro das Fábulas. Lindamente ilustrado, esse me fez sonhar muito com as estórias de Aladim, Abu Sir e Abu Kir, Rapunzel, O Pequeno Polegar, Pequerrucha (ou Polegarzinha), e O Gato de Botas. Se não bastasse todo esse encantamento, vinha um móbile dos personagens das estórias. Era lindo!

Depois deles, devorei a Enciclopédia Disney. Era muito legal, falava de assuntos tidos como chatos e maçantes, mas de uma forma divertida, com os personagens Disney, em linguagem de gibi. Fácil de ler e de entender temas geralmente fora da área de interesse de crianças, como ópera... hehehe...

Tínhamos 7 volumes. Li todos, querendo mais. E foi muito tempo depois, quase 15 anos depois que, num sebo de São Paulo, descobri que a coleção tinha mais dois volumes... Comprei-os de imediato!

Depois, vieram livros e mais livros. Devorei uma Seleção do Readers´Digest; A Biblioteca das Moças; a série de livros da Jean Plaidy, sobre os bastidores, esquemas e crimes da nobreza britânica entre os séculos XVI e XVIII; "Sissi", livro sobre a imperatriz Elisabeth da Áustria; os livros de P.L.Travers sobre Mary Poppins, a babá mágica; os romances de Barbara Cartland; gibis da Turma da Mônica...

Ixi... tantos livros, tantas estórias, que meu mundo ficou grande demais para caber só em mim e aí... Bem, aí tive que virar uma contadora de estórias! Mas essa fica para outro dia...

19 comentários:

  1. Até que enfim! Mais de 40 anos depois, encontro alguem que também leu e gostou muito da linda Coleção Madrigal, da editora Scala, em forma de casinha, com aqueles livrinhos montados num pequeno suporte de madeira. Foi uma das primeiras paixões da minha carreira de leitor quase compulsivo. . . Muitas vezes pensei que nunca mais veria a imagem da caixinha acima. Alem dos títulos mencionados, lembro-me também de outros volumes: A Tempestade (minha primeira leitura de Shakespeare, aos 9 anos!), Emil e os Detetives (numa adaptação da inesquecível Lúcia Benedetti), Um Ianque na Corte do Rei Arthur (sendo apresentado ao estilo de Mark Twain) e Pinóquio. Faltou algum? Parabéns, você ainda tem a coleção?
    Marcelo.leite.silveira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... eu também!!! A menina das nuvens foi o meu primeiro, e inesquecível, romance, aos 8 anos. Eu não tinha condições de ter muitos livros em casa, e me deliciava na casa dos meus primos que tinham uma biblioteca!
      Fiquei apaixonada em encontrar esse site aqui agora!!!

      Excluir
    2. Nossa... eu também!!! A menina das nuvens foi o meu primeiro, e inesquecível, romance, aos 8 anos. Eu não tinha condições de ter muitos livros em casa, e me deliciava na casa dos meus primos que tinham uma biblioteca!
      Fiquei apaixonada em encontrar esse site aqui agora!!!

      Excluir
    3. Oi, Rosane! Que coisa boa! Eu adoro essa Coleção Madrigal. Assim que eu puder, mando aqui a relação dos livrinhos que a integram, okay?

      Excluir
  2. É mesmo! há tempos que procuro informações sobre a Coleção Madrigal. Eu me lembro do suporte de madeira. Não me lembro desta caixa da fotografia! Pesquisando fiquei sabendo que A Menina das Nuvens se tornou uma ópera teatral. Gostaria muito de ter assistido!
    Parabéns pela sua mensagem. Gostei muito de ler.
    Abraços,
    Guacira

    ResponderExcluir
  3. Eu, que sou um leitor compulsivo, agradeço esta dádiva ao meu pai que sempre me presentou livros
    e revistas. Sem contar o jornal que trazia diariamente do escritório.
    A emoção bateu, quando ví a foto da casinha Coleção Madrigal. Ganhei uma igual numa noite de natal. O meu pai nunca foi tão Papai Noel, como naquele Natal! Um presente inesquecível.
    Parabéns, pura emoção!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei maravilhada quando procurando no Google vi a mesma foto da caixinha que tenho numa foto da minha época de ginásio, então, será que alguém poderá me ajudar? estudei no Colégio Pedro II, e todas as turmas tiraram fotos de uma empresa ( na foto estou uniformizada com a caixinha da Coleções Madrigal sobre uma mesa), daí q estamos fazendo um mutirão na tentativa de encontrar a empresa, ou informações que nos levem até ela, fazemos parte de comunidades do nosso amado Colégio, e ficaremos muito felizes com qualquer informação, grata, abraços Terezinha Gomes

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Minha irmã ganhou a coleção Madrigal de presente da Tia Elzi no seu aniversário(20/08).Morávamos numa cidade bem pequena. Ela enviou pelo correio, no aniversário (20/08). Foi pura alegria. Li, reli todos os livros, várias vezes. Entrava dentro da estória e me engrandecia como o personagem central. Hoje entrei na internet na esperança de encontrar alguma para poder presentear a uma criança, e estou vendo o relato gostoso de várias outras pessoas que também leram, quando eram crianças. Obrigado pessoal.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gabriela:
    Mais uma vez, parabéns por preservar esses livros tão queridos. Você concordaria em digitalizar essa Coleção Madrigal? Eu trabalho há muitos anos em gestão documental e publicações eletrônicas, especialmente depois de atuar como coordenador do acervo jornalístico do Estadão (jornal O Estado de S. Paulo). Gostaria muito de reler algumas dessas histórias para os meus netos... Tenho recursos tecnológicos para digitalizar com ótima qualidade, e posso colaborar. O que acha da ideia ? Caso tenha interesse, entre em contato comigo pelo e-mail marcelo.leite.silveira@gmail.com

    Cordialmente,

    Marcelo Leite Silveira

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha a coleção madrigal da casinha quando criança mas sumiu na minha mudança queria outra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, imagino a sua tristeza... A minha a mãe deu para os meus primos e eles me devolveram depois, um pouco baleada mas inteira, graças a Deus! É uma coleção deliciosa!

      Excluir
  9. Amigos, depois de décadas de peregrinações costumeiras em busca de livros, entrei em um sebo no bairro de Santana, SP e o que vejo em cima do balcão? A caixinha da Coleção Madrigal à venda ! Comprei imediatamente... Não é preciso dizer que, aos 65 anos, reli em pouco tempo todos os livrinhos, mas desta vez acompanhado dos netos. Minha irmã Marisa também adorou, e fez questão de ficar com os livrinhos na casa dela por um tempo, para os netos dela também conhecerem.
    É uma pena que muitas crinças já não gostam tanto de ler como no nosso tempo. Os vídeos, a Internet e os games são um sério concorrente...
    De qualquer forma, pretendo agora digitalizar toda a coleção e disponibilizar para os saudosistas (assim que achar algum tempo...)
    Um grande abraço a todos e todas!
    Marcelo Leite Silveira
    marcelo.leite.silveira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade, Marcelo! Fiquei muito contente por você! Agpra queria ver se você me mandava foto das partes da casinha porque a minha está um pouco danificada e eu queria refazer a parte que está estragada. Um abraço grande para você!

      Excluir
  10. Só me lembro da história da Menina das Nuvens, minha tia acabou me dando o livro, que tenho até hoje, 52 anos depois. Gostaria muito de saber os títulos dos demais livrinhos que vinha na coleção madrigal... pode me dizer, para eu procurar?! Gratidão... fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  11. Só me lembro da história da Menina das Nuvens, minha tia acabou me dando o livro, que tenho até hoje, 52 anos depois... Pode me dizer quais eram os outros títulos da Coleção Madrigal para eu procurá-los? Gratidão. Aguardo.

    ResponderExcluir
  12. Ah, pode me dizer os nomes dos livros e os autores também, porque estou procurando os títulos que você citou acima no seu artigo, mas tem mais de uma história, de autores diferentes...
    Se puder me dizer os nomes e os autores ficarei imensamente feliz em poder resgatar essas histórias da minha infância!!!
    Gratidão, pra Sempre!
    Rosane H. Maia, rosanehmgr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma a venda completa , caso alguém tenha interesse deixar recado nesse blog.

    ResponderExcluir

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar