quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ziraldo estreia programa de incentivo à leitura

Ziraldo e algumas de suas criações, por ele mesmo

O cartunista Ziraldo, criador da Turma do Pererê e do Menino Maluquinho, entre outras obras, estreou no último domingo (23), ao meio-dia, na TV Brasil, o programa "ABZ do Ziraldo". Fiquei encantada com o que assisti. A proposta é incentivar nas crianças e jovens a leitura, através da apresentação de livros, autores e contadores de estórias.

Veja que beleza o pensamento do cartunista: “Meu sonho é tornar o Brasil um país de leitores. Ler é um prazer e não sacrifício. Espero, nessa altura da vida, e através deste projeto, ajudar a criança brasileira a não crescer analfabeta”.

Leia a matéria sobre o programa publicada no site da Empresa Brasileira de Comunicação:

TV Brasil lança ABZ do Ziraldo

EBC / TV Brasil - 18/08/2009

Dentro do projeto de renovar sua programação, a TV Brasil lançou nesta segunda (17), o ABZ do Ziraldo . Com a presença do cartunista e escritor Ziraldo, de escritores de literatura infantil, de contadores de história e de crianças, o lançamento se transformou em uma grande festa no Espaço Cultural da sede da emissora, no Rio de Janeiro. O ponto alto do evento foi a apresentação do Coral Maluquinho que, sob o comando do maestro Ronald Valle, cantou a música tema do programa, recebendo aplausos da plateia.
Desejando boa sorte a Ziraldo, a presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, jornalista Tereza Cruvinel, se referiu ao programa como o carro chefe de uma comitiva de novos programas da TV Brasil que, segundo ela, vai formar um comboio vitorioso.
“ Toda TV pública investe nas crianças e aqui não seria diferente. Queremos oferecer um programa de qualidade, principalmente para as crianças que não possuem TV paga”. Ao final, ela agradeceu a FBL Criação e Produção e ao Ziraldo, pela parceria com a TV Brasil.
Depois de mais uma apresentação musical das crianças que cantaram Tim Maia e João Bosco, foi a vez de Ziraldo falar:
“Esse programa não tem compromisso com o lucro, não queremos ganhar, queremos é levar algo diferente para as famílias. O ABZ do Ziraldo , assim como meus livros, não é feito somente para o público infantil. Meu trabalho é voltado para toda a família”.
“Meu sonho é tornar o Brasil um país de leitores. Ler é um prazer e não sacrifício. Espero, nessa altura da vida, e através deste projeto, ajudar a criança brasileira a não crescer analfabeta”, completou.
O ABZ do Ziraldo estreia neste domingo, 23, às 12h, na TV Brasil. Além do Coral Maluquinho o programa terá a presença de uma plateia formada por crianças da rede pública, escritores infantis e contadores de história que vão ajudar Ziraldo nesse novo trabalho voltado para a leitura.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Me chamo Renata, sou Arte-educadora e contadora de histórias. Tenho um Grupo de Teatro em São Luis, Maranhão.
    Dá uma olhada no nosso blog: xamateatro.blogspot.com
    Um grande abraço, espero que nossas histórias se encontrem por aí!

    ResponderExcluir

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar