segunda-feira, 18 de maio de 2009

Conto: O sol e o vento"

Esse é um bom conto para quebrar o gelo, numa sessão de estórias, especialmente com adultos. Não sei quem é o seu autor, mas há várias versões dele. Essa que publico aqui é a minha preferida.
***
Um certo dia, o sol e o vento estavam discutindo sobre qual dos dois era o mais forte. O vento se gabava de, com seu poder, provocar ventanias, furacões, tornados, tempestades e toda sorte de catástrofes. O sol apenas sorria da gabolice do amigo. O vento disse, então:
- Quer ver como sou poderoso? Vê aquele velho que vem lá embaixo com um capote? Aposto que posso fazer com que ele o tire mais depressa do que você.
O sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou com toda sua força, até quase se tornar um furacão. Mas, quanto mais ele soprava, mais frio ficava e o velho mais firme segurava o capote para se proteger. Cansado de tanto esforço, o vento desistiu de soprar. O sol, então, saiu de trás da nuvem e brilhou com todo o seu esplendor, aquecendo tudo. Não aguentando o imenso calor que de repente se fez, o velho, mais que depressa, tirou o capote. O sol era o vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar