quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Conto: São Francisco e a menina perdida - um milagre no Canindé

Esta estória me foi contado pelo meu pai há duas semanas. Sabedor que coleciono causos e contos do folclore nordestino, ele me narrou que há muito tempo, no Ceará, uma criança se perdeu na mata. Todos ajudaram a procurá-la mas ninguém a encontrou. Aflita, a mãe do pequeno fez uma promessa a São Francisco. 
Passado muito tempo, já tinham perdido a esperança de encontrá-la viva, eis que a criança aparece e, apesar de ter ficado tanto tempo perdida na mata, encontrava-se em perfeita saúde. Contou ela que durante todo o tempo em que esteve perdida, um bom velhinho lhe protegeu e alimentou.
A mãe então foi cumprir a promessa, levando a criança à igreja para agradecer a São Francisco. Quando se postaram diante da imagem, a criança exclamou:
- Foi ele, mamãe! Este foi o velhinho que cuidou de mim!
A imagem era ninguém menos de São Francisco.

Achei a estória linda e aproveito para reproduzir uma versão do site Cantinho Franciscano, com a imagem alusiva:
"Por volta do ano 1926, com apenas 4 anos de idade lá nas matas do Amazonas, perdeu-se Maria Aparecida. Seus pais aflitos procuraram todos os dias sem parar e não encontraram. Então a mãe cearense fez uma promessa a São Francisco, que iria imediatamente em romaria à cidade franciscana se sua filha chegasse salva em casa.
Um ano passou a mãe já quase sem esperança de encontrá-la de repente foi surpreendida com a chegada da filha em sua casa. A menina na escondeu nada da mãe contou que um velhinho de barbas dava-lhe comida e água todos os dias e lhe protegia de todos os perigos existente naquela mata.
Ele era muito amável e lhe ensinou a rezar, ela chamava-o de padrinho, a mãe ouviu tudo e não poupou esforços para pagar a promessa.
Veio para Canindé conduzindo a criança, ao entrarem no santuário a menina avistou a imagem de são Francisco no alar e disse: mãe lá está o velhinho que me salvou."

10 comentários:

  1. Minha mae embalava nossa rede cantando essa historia. Lembro do inicoo que dizia: "vou lhe contar o sofrer de uma dona , motava nawuelas matas às anrgens do Amazonas, tinha uma filha,perdeu_se..."

    ResponderExcluir
  2. Nossa tao lindah a história chorei aqui porque e muito Lindah mesmo muitooooooooo mesmo lindah ������

    ResponderExcluir
  3. Nossa tao lindah a história chorei aqui porque e muito Lindah mesmo muitooooooooo mesmo lindah 😇😇😥

    ResponderExcluir
  4. Tem a imagem da menina e a história na frente da igraja de São Francisco aqui no Caninde

    ResponderExcluir
  5. Essa história me faz lembrar minha infância. Tive a honra de ir a Canidé, de pau de arara, ainda criança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, que bacana, Vanessa! Muito grata pela partilha!
      Um abraço da Cigana Contadora de Estórias

      Excluir
  6. Minha tia Zefinha cantava p nós essa história

    ResponderExcluir
  7. Fui à Canide, conheci essa história meus pais são do Nordeste, uma tradição religiosa muito grande. Gratidão por tudo o q eles me ensinaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nordeste é uma região culturalmente muito rica, suas estórias e tradições são de uma beleza imensa. Fico muito feliz que você tenha essa bagagem consigo. Forte abraço!

      Excluir

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar