quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Hora do Conto - Histórias em Quadrinhos


Opa!
Foi muito legal a nossa Hora do Conto, ontem, na Biblioteca Álvaro Lins, do Sesc Caruaru, com as crianças do PHE (Projeto Habilidades de Estudo) e da Jornada Ampliada do Sesc. O tema foi "histórias em quadrinhos". Falei de que como as HQs se originaram (pretensamente uma evolução pictórica das pinturas rupestres e das imagens medievais da Via Sacra contando os momentos finais de Cristo), expliquei o que é "arte sequencial" e porque os quadrinhos não são considerados literatura, já que o foco é na imagem e não no texto, que pode até ser suprimido.
Falei das primeiras HQs do mundo, como The Yellow Kid, de 1896, do desenhista ‎Richard Felton Outcault, e apresentei-lhes o ítalo-brasileiro Angelo Agostini, considerado o pai dos quadrinhos no Brasil, com o lançamento de "As aventuras de Nhô Tim", em 30 de janeiro de 1869, na Revista A Vida Fluminense. Mostrei-lhes ainda a primeira revistinha lançada no Brasil, O Tico-Tico, os gibis mais caros do mundo, começando com a Action Comics vendida pelo site de leilões E-Bay em 2014 pela ninharia de US$ 3 milhões e 200 mil, algo em torno de R$ 10 milhões e 370 mil reais, e algumas HQs que viraram filme, como As aventuras de Tintim, de 2011, baseado em histórias do belga Hergé. O filme teve direção de Steven Spielberg e ganhou até um Globo de Ouro em 2012 como melhor animação. 
Também não esqueci de falar dos grandes quadrinistas brasileiros infantojuvenis, como Mauricio de Souza e Ziraldo, e de personagens fantásticos como Mafalda, do argentino Quino.
Por fim, uma oficina de criação de quadrinhos, que foi a parte mais divertida. A criançada deu asas à imaginação para criar suas próprias estórias e personagens.
Foi uma tarde muito feliz e o Sesc Caruaru está de parabéns por sempre promover esses eventos, que envolvem, divertem e instruem as crianças.
As fotos são de Victoria e Lucas Vargas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar