sexta-feira, 19 de abril de 2019

Conto: "Os três desejos"

"Em um pequeno povoado viviam um homem e sua esposa, uma mulher muito pouco atraente. Apesar do homem trabalhar do nascer ao pôr do sol, eles mal tinham o suficiente para comer.

Desejando mudar sua sorte, o homem foi ao deserto para orar e permaneceu lá por quarenta dias com suas quarenta noites, orando a Alá para que ele tivesse compaixão e o ajudasse.

- Eu vou lhe conceder três desejos, Alá finalmente disse a ele. - Pense bem antes de formulá-los e não se deixe influenciar por ninguém.

O homem voltou para casa, não muito convencido de que tinha sido mesmo Alá quem tinha falado com ele, e disse a sua esposa.

- Você não perde nada por experimentar, ela lhe disse. - Peça-lhe para me transformar em uma mulher bonita.

Ele fez o pedido e sua esposa se tornou uma mulher muito bonita que, a partir daquele momento, só pensou em se arrumar e se fazer admirar por todos. Mas como isso não servia para encher o prato, o homem teve que se esforçar para trabalhar ainda mais.

Pouco tempo depois, o rei passou pela aldeia, foi cativado pela beleza da mulher e quis fazê-la sua esposa.

- Ela já é casada comigo, protestou o homem.

- Pouco me importa, disse o rei arrogantemente. - Eu tenho poder para divorciá-los. Eu vou levá-la comigo para o palácio.

E os soldados afastaram o pobre homem, que se sentiu incapaz de fazer qualquer coisa contra o rei.

"Se eu tivesse pensado um pouco antes de fazer o primeiro pedido", disse ele em voz alta quando já estava em sua cabana, "nada disso teria acontecido comigo. O que posso fazer para recuperar minha esposa?"

Ele pensou, pensou e pensou, até que teve uma ideia. "Já sei! Vou fazer outro pedido. Vou pedir que ela se transforme em uma macaca!

Dito e feito. No momento em que a mulher ia experimentar um lindo vestido, ela se transformou em um peludo chimpanzé. O rei, horrorizado, expulsou-a do palácio e ela, não tendo nenhum outro lugar para ir, voltou para a casa do marido.

Agora transformada num macaco, a mulher pulava de um lado para o outro, berrava continuamente, quebrava tudo em casa, e a vida ao seu lado era insuportável.

"Felizmente", suspirou o marido, "ainda tenho um desejo. Vou pedir para que ela recupere sua aparência normal."

Imediatamente, a mulher voltou a ser o que era antes. Grata, ela correu para abraçar o marido.

- Como me arrependo de não ter sido mais inteligente e seguido o conselho de Alá! - o homem lamentou. - Acabaram-se meus desejos e continuamos tão pobres quanto antes."

Este conto de origem africana foi tirado do site Muchos cuentos, orignalmente em espanho, com tradução e adaptação minhas. A fonte original é do livro "Un mundo de cuentos", de Anna Gasol e Teresa Blanch (vide referências abaixo).

GASOL, Anna Maria, e BLANCH, Teresa. Un mundo de cuentos - cuentos populares de los cinco continentes. España: Editorial Juventud, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar