"Em um pequeno povoado viviam um homem e sua esposa, uma mulher muito pouco atraente. Apesar do homem trabalhar do nascer ao pôr do sol, eles mal tinham o suficiente para comer.
Desejando mudar sua sorte, o homem foi ao deserto para orar e permaneceu lá por quarenta dias com suas quarenta noites, orando a Alá para que ele tivesse compaixão e o ajudasse.
- Eu vou lhe conceder três desejos, Alá finalmente disse a ele. - Pense bem antes de formulá-los e não se deixe influenciar por ninguém.
O homem voltou para casa, não muito convencido de que tinha sido mesmo Alá quem tinha falado com ele, e disse a sua esposa.
- Você não perde nada por experimentar, ela lhe disse. - Peça-lhe para me transformar em uma mulher bonita.
Ele fez o pedido e sua esposa se tornou uma mulher muito bonita que, a partir daquele momento, só pensou em se arrumar e se fazer admirar por todos. Mas como isso não servia para encher o prato, o homem teve que se esforçar para trabalhar ainda mais.
Pouco tempo depois, o rei passou pela aldeia, foi cativado pela beleza da mulher e quis fazê-la sua esposa.
- Ela já é casada comigo, protestou o homem.
- Pouco me importa, disse o rei arrogantemente. - Eu tenho poder para divorciá-los. Eu vou levá-la comigo para o palácio.
E os soldados afastaram o pobre homem, que se sentiu incapaz de fazer qualquer coisa contra o rei.
"Se eu tivesse pensado um pouco antes de fazer o primeiro pedido", disse ele em voz alta quando já estava em sua cabana, "nada disso teria acontecido comigo. O que posso fazer para recuperar minha esposa?"
Ele pensou, pensou e pensou, até que teve uma ideia. "Já sei! Vou fazer outro pedido. Vou pedir que ela se transforme em uma macaca!
Dito e feito. No momento em que a mulher ia experimentar um lindo vestido, ela se transformou em um peludo chimpanzé. O rei, horrorizado, expulsou-a do palácio e ela, não tendo nenhum outro lugar para ir, voltou para a casa do marido.
Agora transformada num macaco, a mulher pulava de um lado para o outro, berrava continuamente, quebrava tudo em casa, e a vida ao seu lado era insuportável.
"Felizmente", suspirou o marido, "ainda tenho um desejo. Vou pedir para que ela recupere sua aparência normal."
Imediatamente, a mulher voltou a ser o que era antes. Grata, ela correu para abraçar o marido.
- Como me arrependo de não ter sido mais inteligente e seguido o conselho de Alá! - o homem lamentou. - Acabaram-se meus desejos e continuamos tão pobres quanto antes."
Este conto de origem africana foi tirado do site Muchos cuentos, orignalmente em espanho, com tradução e adaptação minhas. A fonte original é do livro "Un mundo de cuentos", de Anna Gasol e Teresa Blanch (vide referências abaixo).
GASOL, Anna Maria, e BLANCH, Teresa. Un mundo de cuentos - cuentos populares de los cinco continentes. España: Editorial Juventud, 2012.