domingo, 31 de março de 2019

Conto "Uma sopa especial"

Este delicioso conto é uma versão sueca de "A sopa de pedra", tema muito recorrente no folclore brasileiro. Eu o encontrei no livro "Un mundo de cuentos - cuentos populares de los cinco continentes", de Anna Gasol e Teresa Blanch, com ilustrações de Mercè López. A tradução e adaptação são minhas.

"Era uma vez uma velha que morava em uma casinha no meio de uma densa floresta.

Um dia de primavera, no final do meio-dia, a mulher se deu conta de que estava com fome e foi até a despensa para ver o que podia cozinhar. Um pouco decepcionada, viu que só tinha um pedaço de carne e dois ovos, além de algumas poucas hortaliças.

- Não sei se preparo um cozido de carne com batatas ou um par de ovos fritos e pepinos em conserva -  ela disse em voz alta

Quando finalmente decidiu que o mais rápido era fazer ovos fritos, ao colocar manteiga na frigideira, viu pela janela da cozinha um mendigo procurando algo entre as árvores.

- Posso ajudar? ele perguntou, abrindo a janela.

- Espero não incomodar - respondeu o homem. - Estou à procura de frutos silvestres. Disseram-me que são abundantes nesta parte da floresta.

- Você já almoçou? - a velhinha perguntou a ele. - Você quer fazer uma torta?

- Oh, hoje só vou comer a sobremesa. Eu me conformo com pouco.

A velha ficou com pena.

Ela até gostaria de convidar o homem para comer, mas a despensa estava vazia e ainda faltavam dois dias para conseguir provisões do mercado. "Eu mal tenho para mim", ela pensou e se dirigindo ao homem, lamentou:

-Sinto muito, mas não posso te convidar.

- Não importa, obrigado mesmo assim, - disse o andarilho. - Embora eu tenha uma ideia. Se você me emprestar um recipiente e um pouco de água, posso fazer uma sopa muito especial.

Enquanto falava, começou a procurar dentro do surrão que levava pendurado no ombro.

- Olhe, - ele disse finalmente, e mostrou um pedaço de unha de porco, - Com isso eu posso preparar uma sopa deliciosa.

A mulher pensou que não perderia nada se o deixasse acender um fogo na frente da casa e ferver um pouco de água. Afinal, poucas eram as pessoas que vinham até ali e isso lhe proporcionaria um pouco de distração. Assim então, encheu uma panela com água enquanto o moço acendia o fogo. Quando a água começou a ferver, ele colocou na panela o pedaço de unha.

- Esta unha já foi fervida cinco vezes, - ele acrescentou. - Ainda faz uma boa sopa, mas se tivesse um pouco de sal, seria muito melhor.

- Isto não é um problema. Vou pegar o sal.

Pouco depois de colocar o sal, o homem disse:

-Estará pronta dentro de um instante. No entanto, lamento dizer que não será a sopa mais especial que já cozinhei. A unha foi cozida cinco vezes e pouca substância lhe restou. Se eu tivesse um pouco de farinha...

-Eu vou ver se sobrou alguma coisa - disse a velhinha.

Quase não tinha mais, porém o homem sacudiu o resto que havia no recipiente e depois mexeu o caldo com uma colher. A mulher achava que da mistura realmente saía um cheiro muito especial, embora tivesse dúvidas sobre seu sabor.

-Se eu pudesse adicionar um pouco de carne e algumas batatas... A verdade é que a sopa ficaria muito melhor, - disse o espertalhão. - Mas claro que se não pode ser, o que vamos fazer?

Na despensa havia a carne e as batatas para o ensopado. Ficaria sem o guisado, pensou a velha, mas a sopa estava quase pronta e se serviriam para melhorá-la...

O homem acrescentou os ingredientes e continuou mexendo o caldo que começava a cheirar muito bem.

- Vai ficar deliciosa, - disse ele, - mas se eu tivesse uma cebola, uma cenoura e um pouco de banha de porco... hummm...

Já com água na boca, a velhinha não hesitou. Entrou em casa, foi em busca dos ingredientes restantes e os adicionou à panela ela mesma.

- Pronta! - disse o homem depois de ferver um pouco mais. 
Ele provou o sabor e exclamou:  - Deliciosa!

A mulher, que não pôde resistir ao cheiro daquela sopa, de repente se lembrou que estava com fome. Foi na cozinha pegar pratos e colheres e convidou o homem para se sentar em sua mesa. Juntos, compartilharam a deliciosa sopa, os ovos fritos e os pepinos em conserva.

-Deliciosa! - exclamou a mulher quando terminaram de comer. - Eu nunca poderia imaginar que com um simples pedaço de unha de porco se pudesse cozinhar uma sopa tão deliciosa!"

In: Un mundo de cuentos, de Anna Gasol e Teresa Blanch (página 34)
2012, Editorial Juventud, Barcelona, Espanha
versão online em Muchos Cuentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar