sábado, 30 de julho de 2016

Apresentação da Cigana Contadora de Estórias no FIG 2016

Opa!
Olha como foi legal a apresentação da Cigana Contadora de Estórias no Festival de Inverno de Garanhuns, na tarde desta sexta-feira (29)! A estória contada foi "O computador que queria ser gente", do jornalista e escritor Homero Fonseca.


A estória - que conta a aventura do menino Joãozinho e seu computador, Ulisses, que um dia resolvem trocar de lugar e viver um dia inteiro no corpo (e no gabinete) do outro - levou o primeiro lugar no III Concurso Cepe de Literatura Infantojuvenil, realizado em 2012.
Foi uma estória que adorei contar!

Tive a grata visita de amigos queridos como a colega jornalista Jacqueline Menezes, secretária de Comunicação do município, e conheci sua filhinha Pietra. Fui abençoada ainda com a presença da jornalista e escritora Iracema Rodrigues, que me presenteou com um exemplar do livro "A história do virtuoso Oanã e a mimosa Acácia", lindamente ilustrado por David Alfonso Suárez, projeto gráfico dos queridos e talentosos China Filho e Joselma Firmino, publicado pela minha editora, a Cepe. 
A estória de Iracema - que tem uma linda cigana como um dos personagens principais - já está no meu projeto de estudo para futuras contações.
As fotos são do jornalista Victor Vargas, da Guanabara Comunicação.










quinta-feira, 28 de julho de 2016

Olha a Cigana no Polo de Caruaru!

Cigana Contadora de Estórias se apresenta no Polo Caruaru


Para encerrar a programação de férias em grande estilo, no próximo domingo (31), quem se apresenta no Polo Caruaru é a Cigana Contadora de Estórias, interpretada pela escritora e jornalista Gabriela Kopinits.
A artista vai se apresentar, às 15h, na Praça de Eventos, contando as estórias do livro “Era uma vez…. estórias de uma contadora de estórias”, da própria autora, da Cepe Editora. “A ideia é levar à criançada histórias engraçadas e divertidas, para que aproveitem o restante das férias”, explica a supervisora de marketing do Polo Caruaru, Ana Karla Amorim.

Narradora de fatos reais como jornalista, Gabriela virou contadora de estórias do imaginário popular em 2001, levando o encantamento dos contos infantis a crianças em escolas e hospitais, num trabalho voluntário, de solidariedade e incentivo à leitura, que dura até hoje. 15 anos e muitas estórias depois, contadas para gente de todas as idades e em todos os cantos – de praças a quartos de hospital, de quadras de esporte a salas de aula, de bibliotecas a livrarias – a Cigana Contadora de Estórias lançou o seu primeiro livro infantil "Era uma vez…. estórias de uma contadora de estórias", pela Companhia Editora de Pernambuco, indicado em sua versão digital ao Prêmio Jabuti, o mais importante da Literatura brasileira.

O Polo Caruaru fica no km 62 da BR 104 e é aberto todos os dias, das 9 h às 18h.


quarta-feira, 27 de julho de 2016

Anote aí!


Cigana Contadora de Estórias no FIG 2016

A estreia da Cigana Contadora de Estórias (Gabriela Kopinits) no Festival de Inverno de Garanhuns, no último sábado (23) foi muito legal. A apresentação aconteceu na Praça da Palavra, polo dedicado à literatura. Gabriela contou a estória “O misterioso caso dos rabos trocados”, do seu livro “Era uma vez... estórias de uma contadora de estórias”, e “A Vila Formosa”, de José Victor de Souza, ambos da Cepe Editora.
Na próxima sexta-feira (29), a Cigana Contadora de Estórias volta à Praça da Palavra, às 17h, para contar a estória do livro “O computador que queria ser gente”, de Homero Fonseca 
As fotos são de Victor Vargas/Guanabara Comunicação.



















Com Socorro Feitosa, da Biblioteca Casa da Gente (Garanhuns/PE)

Com Carol Cavalcanti, do marketing da Cepe Editora



segunda-feira, 18 de julho de 2016

Festival de Inverno de Garanhuns terá as estórias da Cigana

A Cigana Contadora de Estórias será uma das atrações da 26ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns – FIG 2016, que começa na próxima quinta-feira (21) e vai até o sábado (30). A Cigana, personagem da escritora e jornalista Gabriela Kopinits, vai estar nos dias 23 e 29 contando estórias dos livros A Vila Formosa”, do caruaruense José Victor, “O computador que queria ser gente”, de Homero Fonseca, e Era uma vez.... estórias de uma contadora de estórias”, da própria autora, todos da Cepe Editora.

As apresentações da contadora de estórias acontecerão na Praça da Palavra, espaço dedicado à literatura, onde também estão programados recitais, lançamentos de livros, performances poéticas e debates. Além da Cigana Contadora de Estórias, a praça terá a presença dos escritores Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito e Chico Pedrosa.

FIG – Em sua 26ª edição, o Festival de Inverno de Garanhuns é promovido pelo governo do Estado e é um dos mais importantes eventos culturais de Pernambuco. Este ano o homenageado será o percussionista Naná Vasconcelos. Na programação shows de Elza Soares, Gal Costa, Zeca Baleiro, Alceu Valença, Roberta Sá, Margareth Menezes e Petrúcio Amorim, entre outras atrações. Haverá ainda mostras de cinema, fotografia, artes visuais, design, moda e artesanato, espetáculos de circo, dança e teatro, além de oficinas e rodas de diálogo. A programação completa está no endereço http://www.cultura.pe.gov.br/canal/fig2016.

Guanabara Comunicação
Foto: Victor Vargas

Serviço:
A Cigana Contadora de Estórias no FIG
Dias 23, às 11h, e 29, às 17h.

Praça da Palavra - Praça Souto Filho, Bairro Heliópolis

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Colônia de férias com as estórias da Cigana


Esta semana a Cigana Contadora de Estórias, personagem da premiada escritora e jornalista carioca Gabriela Kopinits, vai participar da colônia de férias do Sesc Caruaru e do Colégio Bela Flor Criativa. No Sesc, a autora de “Era uma vez... estórias de uma contadora de estórias”, se apresenta na terça-feira, dia 12, em duas sessões: às 9h e às 11h, para crianças de 5 a 12 anos. Na programação, “O leão e a lebre”, de Margareth MacDonald; “O jabuti e a fonte”, de Vera do Val; “A surpresa de Handa”, de Eileen Browne; e “A fábula do porco-espinho”, de Arthur Schopenhauer.
Já no Bela Flor Criativa, as apresentações serão na quarta às 9h e na quinta às 15h, em duas sessões: uma para as crianças de 1 a 4 anos e a outra para a meninada de 5 a 8 anos. Na programação, estórias do folclore mundial e do livro da Cigana, publicado pela Cepe Editora, à venda na rede de livrarias Cultura e Estudantil, na Amazon Brasil e no site da editora – www.cepe.com.br/lojacepe.
A ideia de convidar a contadora de estórias para entreter as crianças na colônia de férias do colégio, situado à Rua Visconde de Inhaúma, nº 1.800, no Maurício de Nassau, partiu da psicopedagoga do educandário, Fernanda Lima, que já conhecia o trabalho de Gabriela. “O ato de contar história ocasiona na criança prazer, revelando nela a forma mais humanizada de compreender seu contexto social. Esse momento proporciona laços afetivos, imaginação, poder de observação e atenção sustentada, interpretação e memorização como lógica, amplia as experiências, criatividade artística, estabelece ligação entre fantasia e realidade”, explica Fernanda.
Quem quiser acompanhar a agenda de apresentações da Cigana Contadora de Estórias é só segui-la nas redes sociais - @gabikopinits ou facebook.com/ciganagabriela.

Guanabara Comunicação

Foto: Victor Vargas

Conto: "O semeador de tâmaras"

Esta versão vem do livro El saber es más que la riqueza, de  Silvia Dubovoy O semeador de tâmaras Em um oásis perdido no deserto, o velho El...