segunda-feira, 29 de março de 2010

Texto: "Contos de fadas diminuem a atração das crianças por filmes e jogos violentos"

Achei esse texto em diversos sites e pensei que seria bom postá-lo aqui. Muita gente fala que contos de fadas enchem a cabeça das crianças de fantasias imaginosas, mas eu acredito que eles trazem a magia e o encantamento para a vida delas, ainda mais numa fase tão especial como é a dos primeiros anos, antes da difícil fase da adolescência. Inclusive, há estudos sobre que tipo de conto é mais adequado para cada faixa etária. Mas isso é assunto para um outro post...

Contos de fadas diminuem a atração das crianças por filmes e jogos violentos
"Uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade Católica de Pernambuco mostrou que crianças que tiveram maior contato com contos de fadas e histórias infantis gostam menos de brincadeiras e enredos de filmes e jogos violentos. A pesquisa também apontou que os contos de fadas ajudam as crianças a associar a leitura a lazer.
O estudo foi feito entre outubro de 2003 e agosto de 2004, com cerca de 40 crianças de ambos os sexos e idades entre 8 e 9 anos. Elas foram separadas de acordo com a linha pedagógica das escolas em que estudavam. Em algumas, ocorria a leitura sistemática de contos de fadas durante o período de alfabetização e nas outras, não.
Entre aqueles que não tiveram contato com os contos na escola, 70% eram adeptos dos jogos eletrônicos violentos, enquanto esse número era de 30% nas outras escolas - lembrando que todas as crianças afirmaram gostar de ação e aventura durante os testes.
Aqueles que tiveram maior contato com contos de fadas também criavam brincadeiras menos violentas que os demais, além de demonstrarem mais criatividade. Segundo os psicólogos, o contato com a fantasia desses contos adia o fascínio pela violência além de estimular a imaginação e a leitura."

Fonte: www.revistagalileu.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar