sábado, 6 de março de 2010

Conto: "O melhor de si"

Esse conto eu havia lido no livro "Maktub", de Paulo Coelho, há muito tempo. Achei bacana e decidi incorporá-lo ao meu repertório. Contei-o uma vez no Hospital Municipal Manoel Afonso, aqui em Caruaru, e as pessoas - pacientes, acompanhantes e enfermeiras - gostaram muito. Narra uma visita de Nossa Senhora com o Menino Jesus à terra e guarda um ensinamento lindo. O título fui eu que dei, já que no livro do Paulo Coelho, não há nenhum. Também adaptei um pouco o texto, mais ou menos como eu o contei. É lindo e emociona todo mundo, quem conta e quem ouve.
"O melhor de si"

Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços, desceu à Terra para visitar um mosteiro. Orgulhosos, os padres fizeram fila para homenageá-lo; um declamou poemas, outro mostrou iluminuras que fizera para a Bíblia, outro recitou o nome de todos os santos, de A a Z.

No final da fila estava um padre humilde, que não tivera chance de aprender com os sábios da época. Seus pais eram pessoas simples, que trabalhavam num circo.

Quando chegou sua vez, os monges quiseram encerrar as homenagens, com medo de que ele comprometesse a imagem do mosteiro.

Mas também ele queria mostrar seu amor pela Virgem e pelo Menino Jesus.

Envergonhado, pois sabia que não tinha grandes dons ou habilidades como seus irmãos de fé, e sentindo o olhar reprovador dos outros padres, tirou umas laranjas do bolso e começou a atirá-las para o ar - fazendo malabarismos que seus pais lhe haviam ensinado no circo.

Foi só então que o Menino Jesus sorriu, batendo palmas de alegria. E só para ele a Virgem estendeu os braços, deixando que segurasse um pouco seu filho.

***
Fonte: Maktub - Paulo Coelho

Um comentário:

  1. Olá ! Descobri com 1 dia de atraso que 20 de Março é o Dia do Contador de Histórias. Estou parabenizando-a mio atrasadinha, mas com muito carinho. Dê uma passadinha do Canto do Conto e no Tecendo Histórias ( é só clicar aí na sua listinha de indicados). Bjs cheios de Magia ! Betty

    ResponderExcluir

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar