domingo, 10 de novembro de 2019

Viva São Martinho de Tours!

Escrevo essa história direto da Espanha, de uma linda cidadezinha chamada Cerdanyola del Vallès, em Barcelona. Localizada no vale ocidental, ao pé da Serra de Collserola (um lugar mágico, com traços da civilização romana e construções medievais), Cerdanyola (ou Sardañola, como antigamente era chamada) é uma localidade encantadora, cheia de tradições como a Festa de San Martí (ou  Martinho), padroeiro da cidade, também chamada de "Festa del Tardor", em celebração à chegada do outono.
Vivo no centro, bem próximo à Igreja de San Martí, onde são realizadas a maioria das festas populares daqui. Ontem, sábado, dia 09, assisti pela primeira vez uma interessante manifestação dos Correfocs, que são uma reencenação de uma tradição catalã creditada à Idade Média, dos teatros de rua, quando atores vestidos como demônios e outros seres "apavorantes" corriam com tochas pelas ruas assustando e divertindo o público. Este que vi foi uma performance dos Joves Diables de Cerdanyola.
O grande homenageado desta festa é São Martinho de Tours, nascido por volta de 316 na antiga Panônia, hoje território da Hungria. É considerado um dos grandes impulsionadores do cristianismo na Europa. Nascido em uma família panteísta, que acreditava nos deuses pagãos, Martinho sentiu-se atraído pela igreja cristã desde menino, a despeito da oposição do pai, que o queria soldado como ele mesmo havia sido, não um religioso. Martinho o atendeu e se tornou cavaleiro, mas a vida religiosa o chamou e ele então se dedicou aos estudos teológicos, tendo como mestre Hilário de Poitiers, bispo e mais tarde santo. 
Tornado monge e depois bispo de Tours, na França, Martinho viveu em defesa do cristianismo, exercendo a caridade e o amparo aos pobres. Dizem que possuía dons místicos de cura e dele se conta ainda uma linda história, pretensamente ocorrida em 337, quando ainda era cavaleiro do exécito romano. Estava Martinho em missão pela região de  Samarobriva (atual Amiens, no norte da França) quando encontrou um mendigo, quase morto de frio, pedindo esmola na estrada. Martinho não tinha nada para lhe dar, mas resolveu repartir o pouco que tinha, cortando, com a espada, seu próprio manto, dando-o ao homem. 
Contam alguns escritos que, durante a noite, o próprio Jesus teria lhe aparecido em sonho, vestido com o manto que ele havia dado ao mendigo, agradecendo a Martinho por tê-lo aquecido. Teria sido esse sonho que fez com que ele resolvesse deixar a vida cavalariana e atender ao chamado da fé.
Ele exerceu o bispado por mais de 25 anos. Faleceu no dia 08 de novembro de 397, aos 81 anos, na cidade de Condate (atual Candes de Saint Martin, na região do Vale do Loire, na França), perto de Tours. Foi sepultado em 11 de novembro, dia que passou a ser dedicado a sua memória. Ele é um dos patronos da Guarda Suíça do Vaticano.
Achei muito bacana essa história de São Martinho e por sua vida dedicada à caridade, ao socorro ao próximo, publico minha saudação e homenagem a ele: Viva São Martinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar