domingo, 24 de novembro de 2019

Espelho fiel - meu primeiro microconto

A que chega a audácia dos incautos, tsc tsc...
Não é que decidi participar de um concurso de microcontos aqui na Espanha e em catalão? Pois bem, meu nível de catalão é ainda básico, de modo que escrevi o texto em espanhol e fui levando para o catalão que conhecia. Minha professora Lidia Ponsatí Marín revisou e eu tive o atrevimento de inscrevê-lo no I Concurs de Microrelats de l'Ateneu. Não ganhei, mas fiquei entre os selecionados, o que já me deixou muito contente, afinal nunca havia escrito um microconto (confesso que simpatizei muito com o formato) e ainda menos em catalão. Segue o fruto desse trabalho em português e em catalão. A ilustração é a pintura Woman before the mirror, 1912, de Ernst Kirchner.

Espelho fiel
Hoje é o meu aniversário. Agora sou uma distinta senhora de 50 anos. Minha mãe, 50 anos! Já sou uma velha! O espelho parece concordar: olha lá meus cabelos brancos e minhas rugas. Ainda ontem eu era uma garota de 13 anos vivendo seu primeiro amor. Também me posso ver com 18 anos querendo ser piloto de avião; o primeiro casamento aos 19 anos; o primeiro filho aos 23. Balanço a cabeça. Dor e separação.
Mas o tempo cura tudo.
Meus filhos cresceram, já estou aposentada. Será que já está na hora de sentar e esperar que a morte me chegue?
Olho para a mulher no espelho. Ela me dá uma piscadela, cúmplice e sábia. Mais sábia do que eu. Não, ainda não, ela sorri e me conta um segredo: ainda tem muito para eu ver, para viver. Quem sabe se o amor não está lá ao virar da esquina?
Abro a porta e saio decidida, não sem antes dar uma última olhada no espelho. E sabe o que vejo? Esperança e uma bela mulher. Sorrio. Já está na hora. Vou ao Ateneu. Hoje é dia de espetáculo. Hoje é dia de celebrar a vida, a minha vida!


***
Mirall fidel

Avui és el meu aniversari. Ara soc una distingida senyora de 50 anys. Mare meva, 50 anys! Soc una vella ja! El mirall sembla estar d’acord: mira allà els meus cabells blancs i les meves arrugues. Em nego a acceptar-ho. Encara ahir jo era una nena de 13 anys vivint el seu primer amor. Em puc veure també als 18 anys volent ser pilot d’avió; el primer matrimoni als 19; el primer fill als 23. Meneo el cap. Dolor i separació.
Però el temps ho cura tot.
Els meus fills han crescut, ja estic jubilada. És l’hora de seure i esperar que m’arribi la mort?
Miro la dona al mirall. Ella em fa una picada d’ullet, còmplice i savia. Més savia que jo. No, encara no, ella somriu i em diu un secret: encara me queda molt per veure, per viure. Qui sap si l’amor no hi és a la volta de la próxima cantonada?
Obro la porta i surto decidida, no sense abans fer una última ullada ao mirall. I saps qué hi veig? Esperança i una bella dona. Jo somriure. És l’hora ja. Vaig a l’Ateneu. Avui és un dia d’espetacle. Avui és un dia per celebrar la vida, la meva vida!

=>Ouça a versão em catalão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar