quarta-feira, 17 de julho de 2019

Conto: "Em busca dos óculos dourados"

Este delicioso conto veio da revista StoryBox, da editora francesa Bayard, voltada para crianças. A autoria é de Karine Dupont-Belrhali, com ilustrações de Judith Gueyfier. A tradução e adaptação é desta contadora de estórias 😊

"Todo dia pela manhã, Aisha e suas amigas iam ao rio lavar roupa. 
Elas estendiam tudo para secar e então pulavam e brincavam na água.
Os macacos em cima das árvores comiam amendoim e observavam as meninas. 
Todo dia pela manhã, Aisha passava pela escola. 
Ela sempre olhava pela janela e via o professor usando seus óculos dourados.
Ele lia em voz alta as palavras que tinha escrito no quadro. 
Todos os meninos prestavam atenção nele.
Aisha tentava ler mas ela só conhecia algumas letras.
"T... T... T..."
Na aldeia de Aisha, as meninas não iam para a escola. Era assim que era.
Então um dia, depois da sesta, Aisha ouviu uma voz gritando:
"Socorro, ladrão! Alguém roubou meus óculos dourados!"
Era a voz do professor.
Os aldeões amontoavam-se ao seu redor.
Ele estava muito chateado.
"Eu não posso ficar sem meus óculos! Vão para casa, meninos, a escola está fechada. Ohhh... meus óculos preciosos! Eu darei a quem achá-los o que essa pessoa quiser".
"Pobre professor", pensou Aisha. "Eu vou ajudá-lo a encontrar seus óculos..."
Aisha perguntou, "Onde o senhor deixou seus óculos, professor?"
O professor se encaminhou para sua mesa.
"Eles estavam aqui antes de eu tirar minha soneca!"
"Olhe! O ladrão deixou marcas de mão!", disse Aisha. "Isso vai nos ajudar a encontrar quem roubou seus óculos!"
De repente, ela percebeu algo.
"Amit!", ela chamou um menino. "Você pegou os óculos durante a sesta!"
"Hmmm... Amit está sempre pregando peças!", disse o professor.
"Nao fui eu!", disse Amit.
"Eu pus minhas mãos na mesa mas não roubei nada! Eu estava ocupado durante a sesta!"
"Verdade?", perguntou Aisha. "Ocupado fazendo o quê?"
Amit se debruçou na janela e apontou.
"Eu estava ajudando meu pai a pintar seu barco!"
"Obrigado, filho!", disse o pai de Amit.
"Ok, você não é o ladrão", disse Aisha. "Mas talvez você possa me ajudar... De quem é este lenço?"
"É da Goldie!", disse Amit. "Ela vem limpar o quadro-negro todo dia".
"Goldie", pensou Aisha. "Ela adora tudo que brilha feito ouro! Talvez ela tenha pego os óculos do professor..."
"La está ela!", gritaram os meninos.
Amit disse, "Goldie, onde você estava durante a sesta?"
"Eu tive que ir ao rio", disse Goldie. "Eu tirei meu lenço para que limpar o quadro, mas precisei de mais água. O rio parecia tão fresquinho e limpo que não resisti e dei um mergulho nele!"
Ela deu uma torcida no cabelo ainda pingando água.

"Ela está dizendo a verdade, ela não estava aqui!", disse Aisha.
"Ei, olhem! Uma trilha de migalhas! Vamos segui-la!"
A trilha continuava bem pelo meio da aldeia e terminava na padaria.
Amit disse para Aisha, "Você acha que foi a padeira?"
"Ela é uma mulher bem idosa", disse Aisha. "Ela provavelmente precisa de óculos!"
A padeira nem prestou atenção nas crianças. Ela apenas continuava mexendo sua mistura para bolo.
Aisha mordiscou um biscoito crocante e disse:
"Com licença! A senhora entregou bolos na escola no horário da sesta?"
A padeira se virou e disse, "Eu subi a colina para a cidade nesta hora. Fui comprar açúcar. Vejam, o motor da minha motocicleta ainda está quente! Agora, deixem-me continuar meu trabalho. Ainda tenho que assar esses bolos!"
Aisha voltou para a escola se sentindo desapontada.
O professor ainda estava na sala de aula.
"Meus óculos, meus óculos preciosos...", lamentava ele.
"O senhor aceita um amendoim, professor?", Aisha ofereceu.
"Obrigado, mas eu nunca como amendoim", disse ele.
"Amendoins!", berrou Aisha. "Claro! Eu sei onde seus óculos estão, professor!"
Aisha correu para o rio. Ela subiu no galho mais alto de uma árvore. Rishi, um macaco já idoso, estava abrindo a casca de um amendoim. No nariz dele estavam... os óculos! Oba!
Aisha adorava Rishi. 
Ela falou suavemente com ele, "Você pode me devolver os óculos? O professor precisa deles".
Ela os pegou e Rishi gentilmente deu tapinhas na sua cabeça.
"Obrigada, querido Rishi!", disse Aisha, sorridente.
Ela levou os óculos dourados para o professor.
"Muito bem!", disseram os aldeões.
O professor disse, "Muito obrigado, minha jovem! Como você encontrou o ladrão?"
Aisha explicou, "Eu vejo Rishi comendo amendoins no rio todo dia. Havia alguns sobre sua mesa, professor! Rishi é muito curioso. Ele deve ter descido pela janela da escola. Quando viu seus brilhantes óculos dourados, ele os pegou!"
O professor sorria feliz. "Diga-me o que quer que eu te darei".
Aisha sussurrou em seu ouvido.
"Este é um presente muito peculiar", disse o professor. "Mas... porque não?"

No próximo dia, Aisha e as outras meninas se juntaram aos meninos na escola.
O professor usava seus óculos dourados e lia em voz alta as palavras que tinha escrito no quadro.
"Quem quer ler agora?", ele perguntou.
Aisha levantou a mão.
"Eu!", disse ela.
Ela e as outras meninas estavam muito felizes de estarem na escola!
FIM"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar