segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Conto: Presentes de Natal

Este lindo conto veio do site Bedtime Stories, de Pedro Pablo Sacristán, e eu o traduzi, adaptei e contei para um mundo de crianças e adultos, inclusive na Seresta Natalina do Alto do Moura, um lindo bairro de artesãos de Caruaru, conhecida como a Capital do Forró, famosa pela sua feira, pela sua arte no barro e, claro, pelas festas de São João. Aprovado por todos, compartilho aqui com o coração cheio de alegria pela linda data. Feliz Natal para todos!
OS maiores fabricantes de brinquedos do mundo reunidos na Conferência de Natal
(ilustração de Jaime Espinar Muñoz.)
"Naquele ano, a Conferência de Presentes de Natal estava cheia de transbordar. Na plateia estavam todos os fabricantes de brinquedos no mundo, e muitos outros que não eram fabricantes de brinquedos, mas que ultimamente vieram a ser participantes regulares. Houve também aqueles que, é claro, nunca poderiam perder a conferência; os distribuidores: Papai Noel e os Reis Magos.
Como todos os anos, as discussões lidavam com o tipo de brinquedos mais educativos ou divertidos. Outro tópico comum de conversa era o tamanho em que os brinquedos deveriam ser feitos. Sim, isso era algo sobre que eles frequentemente não se entendiam, porque os Reis Magos e o Papai Noel queixaram-se de que todos os anos os brinquedos estavam ficando maiores e isso estava causando sérios problemas de transporte.
No entanto, algo aconteceu para tornar esta conferência diferente de todas as anteriores. Um menino esgueirou-se e entrou no salão. Nunca criança alguma havia assistido a uma dessas reuniões e quando perceberam que havia um menino sentado ao lado dos Três Reis, ninguém soube dizer realmente há quanto tempo ele estava lá.
Quando Papai Noel estava falando com um importante fabricante de brinquedos sobre o tamanho de uma boneca muito procurada, o homem berrou:
- "Do que você está falando, gorducho?! Se você fosse um pouco mais magro, poderia encaixar mais brinquedos no trenó!"
O menino viu isso, levantou-se e disse:
- "Está tudo bem, não discutam. Eu entregarei tudo o que os Reis Magos e o Papai Noel não puderem carregar."
Os participantes caíram em estrondosa gargalhada e descartaram a sugestão do menino. Enquanto eles ainda estavam rindo, o menino se levantou, uma lágrima caiu do canto do seu olho, e ele saiu do salão cabisbaixo...
Esse Natal foi como a maioria dos outros, um pouco mais frio talvez. Na rua, todos continuavam com suas vidas e nem contavam as histórias e eventos maravilhosos daquela época. E quando as crianças receberam seus presentes, elas nem se ligaram. Parecia que o Natal perdera toda a importância.
Na próxima Conferência de Presentes de Natal, todos estavam preocupados sobre como o Natal parecia estar perdendo sua magia. As discussões começaram mais uma vez, até que de repente apareceu, na porta, o menino de que eles tinham caçoado tanto no ano anterior. Desta vez ele estava com sua mãe, uma linda mulher. Ao vê-la, os Três Reis saltaram de emoção:
-"Maria!"
Eles correram e a abraçaram. Então ela se aproximou do palco, pediu a palavra e disse:
- "Todo ano, meu filho celebrava seu aniversário dando uma grande festa - a maior do mundo - e ele a enchia com seus melhores presentes para crianças e velhos. Agora ele me diz que não quer mais comemorar, que nenhum de vocês realmente gosta de sua festa, que vocês estão mais interessado em outras coisas... Alguém pode me dizer o que foi que fizeram com ele?"
A maioria dos presentes começou a perceber o que eles tinham feito, e onde eles ficaram tão confusos. Um velho fabricante de brinquedos - alguém que nunca tinha falado naquelas reuniões - aproximou-se do menino, ajoelhou-se e disse:
- "Perdoe-me, Senhor. Eu não quero nenhum outro presente além daqueles que você oferece. Embora eu nunca tivesse percebido isso, você estava sempre entregando aquilo que nem os Reis, nem o Papai Noel, nem ninguém, poderia nos dar: amor, paz e alegria. E no ano passado fizeram uma falta tremenda ... me perdoe... ".
Um após o outro, todos foram lá pediram perdão ao menino, admitindo que seus presentes eram os melhores disponíveis em qualquer época festiva; presentes que preenchem os corações das pessoas boas, presentes que tornam cada Natal um pouco melhor...".





3 comentários:

  1. Amei,lindo conto que nos lembra o real sentido do natal e wuais presentes nós realmente precisamos.Parabéns Gabi,minha cigana linda💖💖💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico muito feliz por você ter gostado desse conto. Tudo de que precisamos é o amor. Boas festas!

      Excluir
  2. Parabéns por nos lembrar,com esse conto,o que realmente precisamos ter presente na nossa vida!

    ResponderExcluir

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar