segunda-feira, 19 de março de 2018

Conto: "O duende esperto"


Esta é uma outra versão do conto que postei anteriormente, sobre o Tom esperto. A diferença é que ele usa sua gravata para marcar a flor que está em cima do ouro.

"Um jovem rapaz chamado Tom estava caminhando por uma trilha. Ele ouviu um barulho atrás dos arbustos e parou para ver o que era. Ele ficou surpreso ao ver um homem pequenino sentado na sombra do arbusto. Tom havia encontrado um duende. Em toda a sua vida, Tom havia ouvido estórias sobre os homenzinhos que viviam na florestas. As pessoas diziam que os duendes possuíam potes de ouro enterrados por toda a terra.
Tom decidiu tentar capturar o homenzinho e fazê-lo levá-lo até um pote de ouro.
Muito rapidamente, Tom segurou o duende pela gola. Tom sabia que os duendes são muito espertos e rápidos. Se ele soltasse a gola, o homenzinho poderia desaparecer num piscar de olhos. Mas o homenzinho estava tão assustado que concordou em mostrar a Tom onde poderia encontrar o seu tesouro.
O duende levou Tom por um caminho muito longo. Eles andaram e andaram, até que finalmente chegaram a um campo cheio de lindas flores. O duende apontou para uma planta e disse a Tom que o pote de ouro estava enterrado bem ali.
Tom ficou maluco, começou a pular de tão animado. Mas aí ele lembrou que não havia trazido sua pá para cavar o local onde o tesouro estava.
Tom então tirou a gravata e a amarrou na flor para que pudesse encontrá-la quando voltasse com a pá. Ele fez o duende prometer que não iria tocar em sua gravata enquanto ele estivesse fora. Muito solene, o duende prometeu, não iria tocar a gravata.
Enquanto Tom estava fora, como era de se esperar, o duende fez sua mágica. Estalou os dedos e de repente apareceram 50 gravatas exatamente como a de Tom. Rapidamente, o homenzinho amarrou-as em todas as flores que estavam ao redor daquela que estava sobre o tesouro.
Quando Tom voltou, ele não conseguia dizer qual era a preciosa flor. O duende esperto havia salvo seu tesouro sem quebrar a promessa feita."

É como se diz por aqui: Tom foi buscar lã e saiu tosquiado 😄

*Fonte: Folktales, by Remedia Publications (tradução desta contadora de estórias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar