domingo, 14 de janeiro de 2018

Conto: A rainha de um dia


Como pesquisadora da literatura infantojuvenil, sempre me deparo com preciosidades, como esse almanaque, O Tico-Tico, primeira revista em quadrinhos publicada no Brasil, aliás primeira publicação nacional destinada às nossas crianças, antes mesmo das estórias de Monteiro Lobato. Foi lançada pelo jornalista Luís Bartolomeu de Souza e Silva (1866-1932) no dia 11 de outubro de 1905, tinha periodicidade semanal e sobreviveu até a década de 60. Seu nome veio das "escolas de tico-tico”, que era como eram chamados os jardins de infância. Seu conteúdo é um primor. A respeito da relevância dessa obra para a formação da criançada, o grande poeta Carlos Drummond de Andrade disse: "O Tico-Tico é pai e avô de muita gente importante". Se está curioso para conhecer O Tico-Tico, a Biblioteca Nacional disponibilizou um grande acervo. Vale a leitura, o encantamento é garantido, principalmente pelas fotos das crianças do século passado, suas vestimentas e cortes de cabelo, os anúncios comerciais e mesmo os textos. Uma belezura!
De lá, da edição de 1911, cuja capa você confere acima, pincei o conto "A rainha de um dia - conto do Dia de Reis", já inserido no meu banco de estórias para contar 😊


A RAINHA DE UM DIA
Conto do Dia de Reis
            Isto passou-se há muito tempo, num antigo castelo construído à margem de um rio. O senhor dessa magnífica vivenda havia já bastante tempo que não ria, muito triste por haver perdido, de uma só vez, seus três filhos numa guerra. Destes só lhe restava uma lembrança – uma menina, filha do filho mais velho.
Tal legado ainda mais acabrunhava o velho castelão.
Nessa época festejavam-se os Reis, isto é, dividia-se entre as pessoas da família e amigos um grande bolo onde se ocultava uma fava. Aquele em cujo pedaço fosse encontrada a fava era rei considerado por um dia e podia escolher quem quisesse para compartilhar seu trono. Era senhor absoluto durante todo o tempo do seu reinado.
Ora, apesar das suas tristezas o castelão consentiu que se festejasse também o dia dos Reis no castelo afim de divertir sua neta, a pequena Lúcia.
Mas só deu consentimento depois da seguinte recomendação:
- Se a fava cair por sorte a uma moça ou senhora, previno que não quero ser escolhido para rei. Com esta condição, permito que se divirtam e assistirei à festa. Quero que todos brinquem muito e para isso não tomo parte com a minha tristeza. Como sabem, para mim não há mais diversões na terra. Os velhos são velhos e os moços, folgazões; portanto, tristezas para uns e alegrias para outros.
À noite, sentaram-se todos à mesa: o castelão na cabeceira, depois crianças, amigos e servidores. O bolo foi carregado numa espécie de andor coberto por uma toalha alvíssima de linho e inteiramente bordada com ramos e rosas do Natal.
Dividiram-se entre todos, reservando a parte do pobre. A fava caiu por sorte a Lúcia que, com toda a majestade que lhe investia a cerimônia, deixou-se paramentar e cingir a fronte com uma belíssima coroa. Diante dela foi colocada outra coroa ainda mais linda.
Lúcia lançou os olhos pelas pessoas presentes e estava muito triste por não ter encontrado uma ao seu agrado para rei, quando bateram à porta.
Vinham reclamar a parte do pobre. E a pessoa que assim fazia era um velho andrajosamente vestido, tendo um gorro na cabeça. Sob o gorro apareciam mechas de cabelo em desalinho. Ao pedir a sua parte, o pobre tremia.
Lúcia levantou-se e correu até ele com a coroa na mão, como era de costume.
- Pobre como és, – disse ela – faço-te rei: manda e serás servido.
Ele pediu então, com voz mais calma:
- Gentil rainha, peço-te um lugar à tua direita e para meu companheiro, que ficou da parte de fora do castelo, outro lugar à tua esquerda.
O castelão, indignado com a escolha feita por Lúcia e com a audácia do pobre, exclamou:
- Olá, que pensas então? Achas que...
Mas Lúcia lhe disse:
- Lembre-se que neste instante és um servo desse pobre.
Ela sorria; e é preciso acrescentar que tinha o rir mais bonito dentre os risos mais bonitos, que emolduravam de vez em quando o rosto de uma santa.
De seu barrete de seda azul, bordado de prata escapavam-se duas compridas tranças de pareciam feitas de ouro; suas faces róseas pareciam duas auroras; seus olhos, estrelas e flores, brilhavam numa suave luz azul.
O castelão, no entanto, adorava esta criança, não devido à sua beleza, rara e soberana, mas porque parecia feita de graça e de sorriso.
E só ela conseguia por vezes diverti-lo.
Não ousou magoá-la e sentidíssimo murmurou:
- Pois bem, pobre de ontem e pobre de amanhã, sê rei por hoje e mostra-nos, se tens bastante audácia para isso, como se deve sustentar um cetro!
O pobre levantou-se, sacudindo a cabeça; a barba cobria-lhe por completo o peito. Sua voz agora, cheia e vibrante, ocupava toda a sala quando dava uma ordem.
- Vão buscar meu companheiro; encontrá-lo-ão sentado no primeiro degrau do castelo.
Deram-se pressa em cumprir as ordens do novo rei, e uma criada conduziu pela mão um segundo pobre, também mal vestido e coberto por uma capa em frangalhos.
- Este tipo parece que nunca lavou o rosto, - disse o castelão zombando.
Mas o primeiro pobre acudiu:
- Não, porque ele jurou não lavá-lo até que houvesse beijado aqueles a quem ama na terra. Vamos, pois, jantar!
- Pois não – atalhou a pequena rainha – És rei, mandas, não pedes.
Serviram-lhe o que restava, um quarto de javali.
O rei de um dia cortou um soberbo pedaço, depois outro, outro ainda sem neles tocar. Então, o castelão, não pode conter uma gargalhada. Todos o acompanharam.
- Pena é que não tenhamos um outro quarto. Esse pobre acharia lugar para guardá-lo. Seu companheiro não faz senão regar seu primeiro pedaço. Teria jurado comer de tal forma?
O primeiro pobre estendeu seu copo e exclamou:
- Que todos aqui bebam quando o rei beba. Bebe, linda rainha de olhos azuis, bebe senhor Hugo, bebe tu também, senhor dos oceanos! Copos ao alto! E tu, nobre avó de minha rainha, se quiseres alguma coisa é só pedir, pobre como sou, tenho algum poder...
Mas o velho castelão passou a mão sobre a fronte como para afastar um mau pensamento.
- Cala-te – disse-lhe – rei de mentira! Esse nome, Hugo, que dás a teu companheiro é um nome de nobreza. Onde o obtiveste? Não é dado a qualquer mendigo usá-lo. Ah, meu filho mais velho assim se chamava, e há dez anos que morreu. Rei coroado de papel e ouro falso, acabou-se a festa. Irão encher teu saco para que possas saciar a fome, que é grande. Tenho piedade de ti e não levo a mal tuas brincadeiras. Se eu tivesse que pedir alguma coisa, seria tornar a ver meu filho Hugo, que ninguém me pode trazer. O imperador, ele próprio, com todo o seu poder, não conseguiria ressuscitá-lo. Portanto, não me perguntes se quero alguma coisa.
O pobre pôs-se de pé altivamente, colocou a mão sobre a cabeça do seu companheiro, e disse:
- Hugo, levanta-te. Permito agora que fale. Homem, aqui está o teu filho: só dez anos de cativeiro não o desfiguraram completamente, reconhece-o.
O companheiro do pobre, tirando a capa, ajoelhou-se aos pés do seu pai. Este, semi-louco de alegria, reconhecia-o entre lágrimas. Depois, o filho, desprendendo-se dos braços do pai, que o enlaçava, dirigiu-se ao pobre dizendo:
- Meu pai, esse pobre que aí vês está habituado a coroas. É chamado em toda parte o Grande. Sim, é o imperador Othon, nosso chefe. Foi ele quem me resgatou do cativeiro e aqui me trouxe.
Todos os que aí se encontravam, confusos e mudos, conservaram-se de pé pois o imperador Othon o Grande inspirava respeito pela sua valentia e saber.
O velho castelão estendeu a mão ao imperador, que não havia reconhecido sob os andrajos, e disse:
- Imperador, minha vida te pertence, bem como a de todos os meus e como a do meu filho, que acabas de trazer. Agora possa morrer, tenho alguém que me sucederá.
Hugo tomou a filha e a mulher nos braços, apertando-as contra o coração.
O imperador depositou sobre a fronte da menina um terno beijo.
- Pequena rainha – disse ele – serei teu pobre e o rei de tua escolha. Dentro de oito anos, se eu ainda viver, leva-me a fava, que ficou em meu copo, e a coroa, que me destes. Ordeno. Parto deixando todos felizes. Proíbo que me sigam.
Detendo com um gesto aqueles que queriam lhe agradecer, deixou a sala, desceu a grande escada e tocou uma campainha de prata, que trazia escondida no cinto. Então, ouviu-se uma cavalgada, e viu-se pelas janelas do castelo os homens de armas que vinham buscar o imperador Othon.
Oito anos mais tarde, a filha do conde Hugo levou a fava e a coroa; o imperador, em troco desses objetos, deu-lhe um saco com ouro para o seu dote e, em troca da coroa, outra de conde, dando-lhe um lindo rapaz para esposo.
Até o fim de sua vida, teve muita honra em ser seu ‘pobre’ e cultivar sua amizade. Chamava-a ‘a pequena rainha’ e fez guardar a fava em seu tesouro, ao lado das pérolas raras.
Tinha garbo em dizer:
- Aqueles que me fizeram imperador, escolheram-me em meu poder. Mas aquela que me fez rei, escolheu-me na pobreza. Esta será para sempre a minha rainha.


ALMANACH O TICO-TICO, 1911

2 comentários:

  1. Verdadeira relíquias do passado, eu baixei todos. Para quen mão sabe na Bibliteca nacional também tem um acervo do Jornal Tico Tico para baixar,são mais de 1800 exemplares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ed! Verdade, quem tiver tempo e paciência, vai se deparar com um tesouro maravilhoso! Também me encantei com essas preciosidades :)

      Excluir

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar