quarta-feira, 15 de maio de 2013

Um ônibus-biblioteca - que ideia legal!


Ônibus do projeto “um conto em cada canto” chega a palhoça
6/9/2012 14:59:36
Veículo adaptado para se tornar sala de leitura já atendeu 350 crianças em duas semanas. Objetivo é atender amplo número de creches, associações e escolas do Município
$alttext
Texto: Maria Júlia Manzi

Depois de muita espera, o sonho concretizou-se. O ônibus adaptado para tornar-se uma sala de leitura finalmente ficou pronto e foi aprovado, nesta última semana, pelas crianças: “É bem legal! Tem espaço para sentar e se divertir lendo os livros”, comenta Tatiane, de 10 anos, moradora do bairro Frei Damião.
Comprado e modificado com verbas do projeto Criança Esperança, da Rede Globo, o ônibus do projeto “Um conto em cada canto” ficou pronto na penúltima semana de agosto. 
Nas duas primeiras semanas de funcionamento, o atendimento já superou as expectativas. Cerca de 350 crianças já foram atendidas e quatro instituições do Brejarú e do Frei Damião foram visitadas. Isso representa uma ampliação do projeto inicial, que previa atender 450 crianças por mês. 
Segundo o contador de histórias Sandro Moacir de Campos, a intenção é atender o maior número possível de creches, associações e escolas do Município. “As escolas têm nos ligado pra tentar marcar uma data de visita”, conta Sandro.
Dessa forma, o projeto que previa contemplar crianças de 3 a 17 anos, teve que se flexibilizar e, logo na primeira semana, aceitar crianças de um ano e meio: “a repercussão com elas foi a melhor possível”, lembra Sandro, que lhes contou historinhas usando bonecos e fantoches.
“É de pequenos que vamos lançar esta semente, que depois será cultivada pelos professores”, explica a coordenadora do projeto, Isolde Eger Vieira. 
Simultaneamente, o ônibus já chegou a lotar com turmas de até 30 pequenos.
Estrutura
O espaço na biblioteca itinerante foi bem aproveitado. Os bancos acolchoados em que as crianças sentam são, também, baús, onde livros e jogos são guardados. 
De frente para os bancos, que ficaram posicionados na lateral do automóvel, há estantes de ponta a ponta. Livros novinhos, cheios de cores e até mesmo brilhos e texturas. Os livros devem ser lidos no ônibus e, pelo menos por enquanto, não há previsão de empréstimo.
Na parte traseira, separado por uma cortininha, uma salinha comporta material e armarinhos, além de ser onde os envolvidos com o projeto guardam seus objetos pessoais. O ônibus conta, ainda, com uma mesinha para notebook e ar condicionado Split.
Criança Esperança
Para transformar um ônibus em sala de leitura, o projeto Um Conto em Cada Canto foi escolhido, entre milhares de outros de todo Brasil, para receber o apoio do Criança Esperança, uma parceria da UNESCO com a Rede Globo. 
O programa cedeu um auxílio de R$145.336 para que a Associação Pró-Brejarú pudesse comprar e adaptar o veículo do projeto “Um conto em cada canto”. Em contrapartida, a cada mês um relatório do que foi feito deve ser enviado ao Criança Esperança. 
“O Criança Esperança ajuda o projeto no primeiro ano; para dar continuidade, vamos precisar de mais ajuda”, explica a coordenadora geral da Associação. Para que nos próximos anos o ônibus continue circulando, será necessário o apoio de empresários locais. 
Todos os anos, a Associação Pró-Brejarú (APB) se inscreve em vários outros projetos de financiamento promovidos por instituições públicas e privadas. “Estamos sempre de olho nos editais, mas é sempre muito competitivo. Nosso trabalho se encaixa em quase todas as seleções, já que trabalhamos com cultura, esporte, direitos, entre outros”, conta Laura. 
Além de “Um conto em cada canto”, a APB também possui projetos que oferecem aulas de informática, futebol, artesanato, bombeiro mirim, hip hop, boi de mamão, manicure e pedicure e o ônibus de panificação.

Fonte: http://www.palhocense.com.br/on-line/variedades/onibus-do-projeto-um-conto-em-cada-canto-chega-a-palhoca-1.1151892#.UZQDdKKG1W4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça a estória "O galo rouco e o rato esperto", da Cigana Contadora de Estórias!

Quer saber quando tem estória nova no blog?

Apresentações de contadores de estórias

Palavra Cantada - O rato
Clara Haddad - O coelho e o baobá

Cia Ópera na Mala - A sopa de pedras do Pedro

Cia Ópera na Mala - Pedro Malazartes e o pássaro raro

Eventos & Cursos

A atualizar